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Educação Especial e Inclusiva

Data de início:

16/01/2023

Carga horária:

360h

MODELOS DE FORMAÇÃO:

Tradicional: 10 meses  Intensivo: 6 meses

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É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

Escolas (da Educação Infantil ao Ensino Médio), faculdades, museus e outros espaços de educação e cultura precisam direcionar o olhar para a sociedade como um todo. Assim, devem incluir as pessoas com deficiência, independentemente do suporte necessário. Para isso, é urgente a formação de pessoas no campo da Educação Especial e Inclusiva.

São profissionais que compreendem as necessidades dos estudantes para preparar e adaptar aulas, atividades e projetos a fim de promover a Educação Inclusiva. Ou seja, estimular a participação efetiva de alunos com necessidades especiais nas atividades propostas no ambiente educacional.

Com a pós-graduação, os profissionais podem utilizar melhor os recursos tecnológicos disponíveis, além de planejar cursos e currículos voltados para a diversidade da sociedade.

Assim, existe um fortalecimento da visibilidade das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades para que esse público tenha espaço nos locais que desejam frequentar (especialmente os educacionais), exercendo, assim, seus direitos de cidadão.

Atuar em locais de educação formal e não-formal para realizar a inclusão de alunos com deficiência, trazendo uma visão abrangente sobre a importância de pensar as atividades educacionais de maneira que atendam a todos.

Com a especialização, o profissional poderá ainda identificar as principais demandas do público atendido, realizando a adaptação de projetos, currículos e outros processos.

Sendo assim, estará apto a dar aulas, elencar métodos e tecnologias mais adequados, coordenar e adaptar projetos, entre outras medidas que proporcionem a Educação Inclusiva.

O curso é indicado para professores graduados em qualquer área que já atuam ou pretendem atuar com Educação Especial e Inclusiva em escolas, ONGs e outros espaços.

Além disso, profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, entre outras áreas, que querem elaborar e coordenar projetos para atender pessoas com deficiência também podem se beneficiar com a pós-graduação.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

 

Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

 

Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

 

Ementa: Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.

 

Objetivo geral: Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

 

Ementa: Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.

 

Objetivo geral: Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.

 

Ementa: Deficiência física. Deficiência auditiva. Deficiência visual. Deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Transtornos do espectro autista. Alta habilidades / Super dotação.

 

Objetivo geral: Reconhecer os aspectos relacionados às Deficiências, ao Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação.

 

Ementa: Atendimento Educacional Especializado (AEE): introdução. Modalidades de atendimento na educação especial. Sala de recursos multifuncionais. Flexibilização curricular. Acessibilidade. Acessibilidade, AEE e o processo inclusivo.

 

Objetivo geral: Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a acessibilidade e a inclusão.

 

Ementa: Tecnologia assistiva. Referencias normativas e tecnologia assistiva. Concessão e aquisição de tecnologia assistiva. Desenho universal: pesquisa, desenvolvimento e inovação. Uso da informática no desenvolvimento de talentos e adaptação de software. Recursos didáticos adaptados.

 

Objetivo geral: Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a Tecnologia Educacional Assistiva.

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