PÓS ON-LINE UJ.

Educação Especial e Inclusiva

Escolas (da Educação Infantil ao Ensino Médio), faculdades, museus e outros espaços de educação e cultura precisam direcionar o olhar para a sociedade como um todo. Assim, devem incluir as pessoas com deficiência, independentemente do suporte necessário. Para isso, é urgente a formação de pessoas no campo da Educação Especial e Inclusiva.

São profissionais que compreendem as necessidades dos estudantes para preparar e adaptar aulas, atividades e projetos a fim de promover a Educação Inclusiva. Ou seja, estimular a participação efetiva de alunos com necessidades especiais nas atividades propostas no ambiente educacional.

Com a pós-graduação, os profissionais podem utilizar melhor os recursos tecnológicos disponíveis, além de planejar cursos e currículos voltados para a diversidade da sociedade.

Assim, existe um fortalecimento da visibilidade das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades para que esse público tenha espaço nos locais que desejam frequentar (especialmente os educacionais), exercendo, assim, seus direitos de cidadão.

Atuar em locais de educação formal e não-formal para realizar a inclusão de alunos com deficiência, trazendo uma visão abrangente sobre a importância de pensar as atividades educacionais de maneira que atendam a todos.

Com a especialização, o profissional poderá ainda identificar as principais demandas do público atendido, realizando a adaptação de projetos, currículos e outros processos.

Sendo assim, estará apto a dar aulas, elencar métodos e tecnologias mais adequados, coordenar e adaptar projetos, entre outras medidas que proporcionem a Educação Inclusiva.

O curso é indicado para professores graduados em qualquer área que já atuam ou pretendem atuar com Educação Especial e Inclusiva em escolas, ONGs e outros espaços.

Além disso, profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, entre outras áreas, que querem elaborar e coordenar projetos para atender pessoas com deficiência também podem se beneficiar com a pós-graduação.

Objetivo

Escolas (da Educação Infantil ao Ensino Médio), faculdades, museus e outros espaços de educação e cultura precisam direcionar o olhar para a sociedade como um todo. Assim, devem incluir as pessoas com deficiência, independentemente do suporte necessário. Para isso, é urgente a formação de pessoas no campo da Educação Especial e Inclusiva.

São profissionais que compreendem as necessidades dos estudantes para preparar e adaptar aulas, atividades e projetos a fim de promover a Educação Inclusiva. Ou seja, estimular a participação efetiva de alunos com necessidades especiais nas atividades propostas no ambiente educacional.

Com a pós-graduação, os profissionais podem utilizar melhor os recursos tecnológicos disponíveis, além de planejar cursos e currículos voltados para a diversidade da sociedade.

Assim, existe um fortalecimento da visibilidade das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades para que esse público tenha espaço nos locais que desejam frequentar (especialmente os educacionais), exercendo, assim, seus direitos de cidadão.

Ao final estará apto a

Atuar em locais de educação formal e não-formal para realizar a inclusão de alunos com deficiência, trazendo uma visão abrangente sobre a importância de pensar as atividades educacionais de maneira que atendam a todos.

Com a especialização, o profissional poderá ainda identificar as principais demandas do público atendido, realizando a adaptação de projetos, currículos e outros processos.

Sendo assim, estará apto a dar aulas, elencar métodos e tecnologias mais adequados, coordenar e adaptar projetos, entre outras medidas que proporcionem a Educação Inclusiva.

Público-alvo

O curso é indicado para professores graduados em qualquer área que já atuam ou pretendem atuar com Educação Especial e Inclusiva em escolas, ONGs e outros espaços.

Além disso, profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Pedagogia, entre outras áreas, que querem elaborar e coordenar projetos para atender pessoas com deficiência também podem se beneficiar com a pós-graduação.

Diferenciais

  • Curso segundo padrões internacionais de qualidade;
  • Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional;
  • Cursos modulares: você se foca um módulo por vez e, ao completar os requisitos mínimos do curso, obter o título de especialista (restrições se aplicam);
  • Conteúdo 100% autoinstrucional: você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente;
  • Instituição Top of Mind por 12 anos consecutivos;
  • Centro de Carreira Virtual, uma plataforma personalizada para conhecer seus pontos fortes, habilidades e novas oportunidades profissionais.

Por que estudar On-Line?

Fazer uma Pós que se adapta ao seu ritmo de vida é exatamente o que você precisa para dar continuidade à sua formação profissional, já que pode realizá-la de onde quiser.

APRENDA COM EXPERTS DE MERCADO
Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional.
CONTEÚDO 100% AUTOINSTRUCIONAL
Você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente.
CURSOS ÚNICOS E INOVADORES
Curso segundo padrões internacionais de qualidade.
CURSOS MODULARES
Você se foca um módulo por vez e, ao copletar os requisitos mínimos do curso, obter o titulo de especialista (restriçoes se aplicam).
Anterior
Próximo

Documentos Necessários

Documentos para matrícula:

Documentos para inscrição:

  • Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e diploma de nível superior.
  • 01 (uma) foto 3×4.

Investimento

Consulte o valor do curso e simule o seu desconto.

Plano de Estudo

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Conheça todas as disciplinas e a carga horária.

FELICIDADE E INTELIGENCIA EMOCIONAL   Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.   Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.
LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS   Ementa: Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.   Objetivo geral: Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ASPECTOS LEGAIS E SOCIAIS   Ementa: Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.   Objetivo geral: Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.
DEFICIÊNCIAS, TEA E ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO   Ementa: Deficiência física. Deficiência auditiva. Deficiência visual. Deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Transtornos do espectro autista. Alta habilidades / Super dotação.   Objetivo geral: Reconhecer os aspectos relacionados às Deficiências, ao Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO   Ementa: Atendimento Educacional Especializado (AEE): introdução. Modalidades de atendimento na educação especial. Sala de recursos multifuncionais. Flexibilização curricular. Acessibilidade. Acessibilidade, AEE e o processo inclusivo.   Objetivo geral: Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a acessibilidade e a inclusão.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL ASSISTIVA   Ementa: Tecnologia assistiva. Referencias normativas e tecnologia assistiva. Concessão e aquisição de tecnologia assistiva. Desenho universal: pesquisa, desenvolvimento e inovação. Uso da informática no desenvolvimento de talentos e adaptação de software. Recursos didáticos adaptados.   Objetivo geral: Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a Tecnologia Educacional Assistiva.

Quer saber mais informações?

Preencha os campos abaixo:

Outros programas

Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

NOVO

Formação de Equipes Docentes para o Ensino Superior

Abordagem Inclusiva na Aprendizagem