Formação de Equipes Docentes para o Ensino Superior

13 de junho de 2022

DURAÇão:

Com todas as mudanças nos últimos tempos, o setor de Educação Superior também sofreu alterações, exigindo profissionais focados no aluno e que saibam lidar emocionalmente com os conflitos, até mesmo, na era de educação à distância.

A especialização em Formação de Equipes Docentes para o Ensino Superior tem como objetivo capacitar o profissional para que ele acompanhe e entenda as exigências dos ambientes acadêmicos, disponibilizando o entendimento de normas e regulamentos institucionais.

Alguns dos temas abordados, como A Educação Superior na Era da Disrupção e Felicidade e Educação Emocional, ajudam o profissional a mediar as situações de conflitos que possam ocorrer, atuando com excelência emocional.

O mercado de trabalho está aquecido e oferece possibilidades para exercer suas funções em universidades privadas ou públicas, melhorando e inovando a qualidade de ensino superior.

A especialização em Formação de Equipes Docentes para o Ensino Superior capacita para atuação como gestor ou coordenador pedagógico, sendo responsável pela formação do corpo docente, possibilitando as transformações e mudanças para atingir o pleno potencial de professores em cursos superiores, o que aumenta a performance da instituição perante as demais.

Com essa especialização, o profissional poderá atuar plenamente em Universidades públicas ou privadas, aplicando as práticas educacionais contemporâneas.

Buscar o aprendizado contínuo, tanto na sua formação quanto na sua prática, com flexibilidade, podendo atuar como professor de ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Ainda, estará preparado para atuar na gestão dos cursos, sempre produzindo conteúdos atuais e interessantes, podendo realizar a assessoria pedagógica em sua área de conhecimento.

O curso é destinado a profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, como gestores pedagógicos, coordenadores pedagógicos e a todos os profissionais que estejam envolvidos em processos de formação de docentes e desejam atualizar seus conhecimentos didático-pedagógicos, colaborando com a educação de melhores e novas gerações em instituições públicas e particulares.

Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e  felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes.  Conflitos. Negociação. Mediação.

Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A  construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e  tecnologia da educação.

Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

O processo ensino aprendizagem do aluno adulto. Prática pedagógica no ensino superior. Avaliação.  Processo avaliativo. Avaliação significativa. Instrumentos e técnicas de avaliação

Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo Educação Superior.

A evolução dos paradigmas da educação. Disrupção, mudanças geracionais e educação. Elementos comuns  a educação 4.0 e 5.0. Ferramentas de apoio ao discente. Ensino por competências. Métodos para avaliação  de competências.

Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção.

A otimização do aprendizado no sec XXI. Funcionamento do ambiente EAD. EAD na pratica: o compromisso.  Tecnologia a serviço da aprendizagem. Educação a distância e democratização. Educação a distância e  sociedade do conhecimento.

Identificar os aspectos introdutórios da Educação a Distância.