PÓS ON-LINE UJ.

Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica

A pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica prepara os profissionais da Educação para o gerenciamento de diferentes processos do ambiente escolar, bem como para lidar com todos os atores que compõem esse universo, como professores, colaboradores, alunos e famílias.

A ideia é que o gestor conheça as políticas e a legislação educacional, defina as melhores práticas pedagógicas e faça o planejamento das atividades escolares: com a elaboração de metas de curto, médio e longo prazo, a fim de oferecer uma formação completa para crianças e jovens.

Além disso, o curso tem um conteúdo que permite ao profissional não apenas acompanhar, mas também supervisionar e avaliar os processos pedagógicos, de forma a identificar problemas e propor melhorias.

A especialização também capacita o gestor para se comunicar de modo eficiente com todos os envolvidos na vida escolar. Assim, é possível não apenas solucionar conflitos, mas realizar uma gestão democrática e participativa, voltada para a construção coletiva de um espaço focado na qualidade da educação.

A especialização possibilita ao profissional implementar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos.

Também permite ao gestor assumir diferentes funções em escolas do setor público e privado, entre elas: administrador escolar, diretor, supervisor de ensino, orientador pedagógico, entre outras atribuições voltadas para a coordenação pedagógica em diferentes espaços de ensino.

O curso é direcionado para professores licenciados em diferentes áreas que queiram adquirir conhecimento no campo da gestão escolar para atuar em cargos de direção, supervisão e coordenação, seja em escolas públicas ou privadas.

Profissionais graduados de outras áreas, que busquem uma formação para a gestão democrática do sistema escolar também podem se aprimorar com essa especialização.

Objetivo

A pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica prepara os profissionais da Educação para o gerenciamento de diferentes processos do ambiente escolar, bem como para lidar com todos os atores que compõem esse universo, como professores, colaboradores, alunos e famílias.

A ideia é que o gestor conheça as políticas e a legislação educacional, defina as melhores práticas pedagógicas e faça o planejamento das atividades escolares: com a elaboração de metas de curto, médio e longo prazo, a fim de oferecer uma formação completa para crianças e jovens.

Além disso, o curso tem um conteúdo que permite ao profissional não apenas acompanhar, mas também supervisionar e avaliar os processos pedagógicos, de forma a identificar problemas e propor melhorias.

A especialização também capacita o gestor para se comunicar de modo eficiente com todos os envolvidos na vida escolar. Assim, é possível não apenas solucionar conflitos, mas realizar uma gestão democrática e participativa, voltada para a construção coletiva de um espaço focado na qualidade da educação.

Ao final estará apto a

A especialização possibilita ao profissional implementar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos.

Também permite ao gestor assumir diferentes funções em escolas do setor público e privado, entre elas: administrador escolar, diretor, supervisor de ensino, orientador pedagógico, entre outras atribuições voltadas para a coordenação pedagógica em diferentes espaços de ensino.

Público-alvo

O curso é direcionado para professores licenciados em diferentes áreas que queiram adquirir conhecimento no campo da gestão escolar para atuar em cargos de direção, supervisão e coordenação, seja em escolas públicas ou privadas.

Profissionais graduados de outras áreas, que busquem uma formação para a gestão democrática do sistema escolar também podem se aprimorar com essa especialização.

Diferenciais

  • Curso segundo padrões internacionais de qualidade;
  • Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional;
  • Cursos modulares: você se foca um módulo por vez e, ao completar os requisitos mínimos do curso, obter o título de especialista (restrições se aplicam);
  • Conteúdo 100% autoinstrucional: você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente;
  • Instituição Top of Mind por 12 anos consecutivos;
  • Centro de Carreira Virtual, uma plataforma personalizada para conhecer seus pontos fortes, habilidades e novas oportunidades profissionais.

Por que estudar On-Line?

Fazer uma Pós que se adapta ao seu ritmo de vida é exatamente o que você precisa para dar continuidade à sua formação profissional, já que pode realizá-la de onde quiser.

APRENDA COM EXPERTS DE MERCADO
Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional.
CONTEÚDO 100% AUTOINSTRUCIONAL
Você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente.
CURSOS ÚNICOS E INOVADORES
Curso segundo padrões internacionais de qualidade.
CURSOS MODULARES
Você se foca um módulo por vez e, ao copletar os requisitos mínimos do curso, obter o titulo de especialista (restriçoes se aplicam).
Anterior
Próximo

Documentos Necessários

Documentos para matrícula:

Documentos para inscrição:

  • Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e diploma de nível superior.
  • 01 (uma) foto 3×4.

Investimento

Consulte o valor do curso e simule o seu desconto.

Plano de Estudo

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Conheça todas as disciplinas e a carga horária.

FELICIDADE E INTELIGENCIA EMOCIONAL   Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.   Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.
LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS   Ementa: Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.   Objetivo geral: Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.
EDUCAÇÃO BÁSICA: POLITICA EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA   Ementa: Educação e cidadania. Sistema de ensino brasileiro. Educação infantil no Brasil. Ensino fundamental no Brasil. Ensino médio no Brasil. Modalidades de ensino da Educação Básica.   Objetivo geral:Identificar a Política Educacional e Legislação para a Educação Básica Brasileira.
EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM   Ementa: Projeto político pedagógico. Estruturação dos planos de aula no ensino fundamental e médio. Currículo, avaliação e qualidade educacional. Competência e organização curricular. O sistema nacional de avaliação brasileiro. Avaliação, reprovação, evasão, políticas afirmativas, diversidades e desigualdades.   Objetivo geral: Relacionar o Planejamento, a Organização e a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem da Educação Básica Brasileira.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ASPECTOS LEGAIS E SOCIAIS   Ementa: Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.   Objetivo geral: Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.
GESTÃO ESCOLAR   Ementa: Dimensões da liderança. Formas de participação de gestão. Organização do trabalho escolar e o projeto político pedagógico. Orientação educacional e supervisão escolar. A construção do projeto político pedagógico. O projeto político pedagógico na escola.   Objetivo geral: Relacionar a gestão escolar democrática com a implementação do Projeto Político Pedagógico.

Quer saber mais informações?

Preencha os campos abaixo:

Outros programas

NOVO

Formação de Equipes Docentes para o Ensino Básico

Educação Especial e Inclusiva

NOVO

Formação de Equipes Docentes para o Ensino Superior

MBA em Gestão da Organização da Escola