MBA em Gestão da Organização da Escola

01/08/2022

A gestão escolar é uma tarefa que exige bastante habilidade do profissional, uma vez que oferece muitos desafios a serem cumpridos, envolvendo as necessidades de alunos e professores, bem como as demandas operacionais da própria escola.

O MBA em Gestão da Organização da Escola tem o objetivo de formar o profissional e deixá-lo pronto para encarar esse desafio com segurança e compromisso, na certeza de estar dando o seu melhor para a evolução do sistema educacional do país.

Por ser uma necessidade básica de todos, o setor educacional está sempre em alta, buscando profissionais para compor seus quadros de colaboradores, dando preferência para aqueles antenados com as transformações que impactam o setor, como as mudanças digitais.

Por promover uma formação ampla, o aluno do MBA em Gestão da Organização da Escola poderá atuar em vários setores dentro do ambiente escolar, como coordenações e diretorias pedagógicas de instituições de ensino público e privado, além de participar de capacitações e treinamento de professores e demais funcionários da educação.

Ao final do curso, o aluno estará apto a aplicar técnicas de gestão de empresas, gestão de pessoas e gestão escolar. Ainda, saberá tomar decisões estratégicas, compreender o uso de tecnologias digitais, além de desenvolver habilidades pessoais e emocionais imprescindíveis para a área de gestão, tais como liderança, gestão de conflitos, capacidade crítica e analista e visão sistêmica da instituição escolar.

O MBA em Gestão da Organização da Escola é destinado para profissionais de nível superior, especialmente aqueles com formação em Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia. Além disso, pode participar do curso qualquer profissional que trabalhe e/ou estude na área da educação e tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos nesse vasto campo de atuação.

Processo Decisório nas Organizações; Ferramentas de Apoio à Decisão; Design Thinking; Ética, Compliance e Governança Corporativa; Desenvolvimento de Competências de Liderança; Gestão de Carreira e Pessoas

Fornecer técnicas e práticas da ciência de dados e da psicologia com o objetivo de melhorar processos decisórios de líderes e de equipes. Avaliar como as decisões, principalmente as de médio e longo prazo, impactarão pessoas, equipes e a organização.

Gestão de Projetos (Guia PMBOK); Hibridização de metodologias para a iniciação de projetos; Gestão Estratégica no ambiente organizacional; Ferramentas de gestão estratégica e suas aplicações; Economia aplicada à gestão de empresas; Contabilidade Gerencial e Controladoria

Reconhecer, analisar e aplicar técnicas e metodologias da gestão empresarial para potencializar a modelagem e a gestão de negócios a partir da compreensão dos seguintes elementos chave: projetos, estratégia, economia, finanças, contabilidade e controladoria. Desenvolver projetos e estratégias empresariais a partir de uma análise integrada de cenários econômicos, promovendo a análise de processos decisórios de forma assertiva o sucesso de equipes e organizações.

Informação e conhecimento; Sistemas de apoio à gestão operacional; Sistemas de apoio à tomada de decisão na gestão (SAD); Planejamento Estratégico de TI; Negócios Digitais; Tecnologias contemporâneas

Apresentar os sistemas e processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Compreender o processo no qual as organizações utilizam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais.

Fundamentos do pensamento Estratégico; Referenciais Estratégicos; Análise do ambiente; Objetivos Estratégicos e Balanced Scorecard (BSC); Mensuração e Gestão da Estratégia; Estratégia como prática

Desenvolver habilidades e conhecimentos sobre modernas ferramentas de planejamento estratégico, a análise do ambiente competitivo e a implantação de plano estratégico adequado a dinâmica de mercados competitivos. Apresentar uma abordagem sistemática para direcionar os esforços e recursos da forma correta, considerando o caminho traçado no planejamento da estratégia.

Políticas Educacionais e Legislação para a Educação Básica

Educação e cidadania. Sistema de ensino brasileiro. Educação infantil no Brasil. Ensino fundamental no Brasil. Ensino médio no Brasil. Modalidades de ensino da Educação Básica.

Identificar a Política Educacional e Legislação para a Educação Básica Brasileira.

Dimensões da liderança. Formas de participação de gestão. Organização do trabalho escolar e o projeto político pedagógico. Orientação educacional e supervisão escolar. A construção do projeto político pedagógico. O projeto político pedagógico na escola.

Relacionar a gestão escolar democrática com a implementação do Projeto Político Pedagógico.