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Neuroeducação e Aspectos da Educação Inclusiva

Inicia em:

13 de junho de 2022

DURAÇão:

10 meses

Carga horária:

360h

A inclusão escolar ganhou benefícios incalculáveis com os avanços da Neurociência. Assim, o curso  NEUROEDUCAÇÃO E ASPECTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem como objetivo geral preparar os docentes para que  possam compreender as bases neurológicas cerebrais e agir diante dos alunos com deficiências de forma a conduzi-los a uma aprendizagem satisfatória. 

Identificar problemas educacionais dessa população com postura investigativa, adaptando e sugerindo currículos e  novas atividades sociais integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para  superação de barreiras para inclusão social. Desenvolver atitudes de acolhimento e respeito à diversidade, a partir das informações e dos conhecimentos  adquiridos e compartilhados neste curso, auxiliando na inclusão dos grupos diferenciados existentes na população  brasileira em especial da população incluída no público alvo da Educação Especial. 

Professores de todas as licenciaturas, pedagogos, profissionais da saúde: psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos  e todas as pessoas interessadas nos processos cognitivos, seus distúrbios e transtornos e nos aspectos legais e sociais  da Educação Inclusiva. 

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 

Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e  felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional. 

Objetivo 

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional. 

Ementa 

Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes.  Conflitos. Negociação. Mediação. 

Objetivo 

Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.

Ementa 

Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A  construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e  tecnologia da educação. 

Objetivo 

Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento.

Ementa 

Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no brasil. Movimento inclusivo:  novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional.  Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva. 

Objetivo 

Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva. 

Ementa 

Aprendizagem. Cognição na aprendizagem e as emoções. Funções executivas, emoções e o aprender.  Aspectos da tomada de decisão na aprendizagem, razão e emoção. Pensamento e raciocínio. Dificuldades  de aprendizagem 

Objetivo 

Reconhecer os principais aspectos relacionados à Neuroaprendizagem.

Ementa 

A psicopatologia. Alterações nas funções psíquicas. Transtornos na infância e na adolescência. TDAH.  Transtorno do espectro autista (TEA). Transtornos psiquiátricos 

Objetivo 

Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem. 

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