PÓS ON-LINE UJ.

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Ao aliar os principais conhecimentos de Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Antropologia, Psicanálise, Neurociências e outras áreas, o curso de Psicopedagogia tem como objetivo facilitar a construção do conhecimento do processo de aprendizagem. É possível observar como as diferentes formas de aprendizagem têm sido discutidas além do ambiente escolar, tendo impacto direto de questões psicológicas, afetivas e cognitivas, com reflexos em todas as fases do desenvolvimento humano.

Assim, o mercado de trabalho de Psicopedagogia Clínica e Institucional está repleto de oportunidades para quem se dedica a atuar de forma prática, entendendo e facilitando a aquisição do conhecimento, seja de crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Entre as possibilidade de atuação da Psicopedagogia, está o acompanhamento escolar, que possui respaldo legal em escolas regulares, além da Educação Especial, e também em empresas privadas, hospitais e clínicas próprias, considerando e adaptando-se às realidades e características de cada ambiente.

O psicopedagogo estará apto a realizar o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e elaborar planos de ação e intervenção que possam diminuir essas interferências de aprendizado.

A partir da formação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, o profissional também poderá atuar de maneira consultiva junto à Gestão Escolar na busca por métodos que estimulem a diversidade como fator positivo à aprendizagem.

O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica é recomendado para profissionais graduados nas áreas de licenciatura, como Pedagogia e Letras. Além disso, o curso também é indicado para profissionais da área da saúde, em especial, nos campos da Fonoaudiologia e Psicologia.

Podem ainda realizar o curso de Psicopedagogia os profissionais que tenham interesse em compreender e otimizar os processos de aprendizagem.

Objetivo

Ao aliar os principais conhecimentos de Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Antropologia, Psicanálise, Neurociências e outras áreas, o curso de Psicopedagogia tem como objetivo facilitar a construção do conhecimento do processo de aprendizagem. É possível observar como as diferentes formas de aprendizagem têm sido discutidas além do ambiente escolar, tendo impacto direto de questões psicológicas, afetivas e cognitivas, com reflexos em todas as fases do desenvolvimento humano.

Assim, o mercado de trabalho de Psicopedagogia Clínica e Institucional está repleto de oportunidades para quem se dedica a atuar de forma prática, entendendo e facilitando a aquisição do conhecimento, seja de crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Entre as possibilidade de atuação da Psicopedagogia, está o acompanhamento escolar, que possui respaldo legal em escolas regulares, além da Educação Especial, e também em empresas privadas, hospitais e clínicas próprias, considerando e adaptando-se às realidades e características de cada ambiente.

Ao final estará apto a

O psicopedagogo estará apto a realizar o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem e elaborar planos de ação e intervenção que possam diminuir essas interferências de aprendizado.

A partir da formação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, o profissional também poderá atuar de maneira consultiva junto à Gestão Escolar na busca por métodos que estimulem a diversidade como fator positivo à aprendizagem.

Público-alvo

O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica é recomendado para profissionais graduados nas áreas de licenciatura, como Pedagogia e Letras. Além disso, o curso também é indicado para profissionais da área da saúde, em especial, nos campos da Fonoaudiologia e Psicologia.

Podem ainda realizar o curso de Psicopedagogia os profissionais que tenham interesse em compreender e otimizar os processos de aprendizagem.

Diferenciais

  • Curso segundo padrões internacionais de qualidade;
  • Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional;
  • Cursos modulares: você se foca um módulo por vez e, ao completar os requisitos mínimos do curso, obter o título de especialista (restrições se aplicam);
  • Conteúdo 100% autoinstrucional: você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente;
  • Instituição Top of Mind por 12 anos consecutivos;
  • Centro de Carreira Virtual, uma plataforma personalizada para conhecer seus pontos fortes, habilidades e novas oportunidades profissionais.

Por que estudar On-Line?

Fazer uma Pós que se adapta ao seu ritmo de vida é exatamente o que você precisa para dar continuidade à sua formação profissional, já que pode realizá-la de onde quiser.

APRENDA COM EXPERTS DE MERCADO
Conteúdos com visão prática voltada para o mercado profissional.
CONTEÚDO 100% AUTOINSTRUCIONAL
Você faz onde estiver e no horário que for mais conveniente.
CURSOS ÚNICOS E INOVADORES
Curso segundo padrões internacionais de qualidade.
CURSOS MODULARES
Você se foca um módulo por vez e, ao copletar os requisitos mínimos do curso, obter o titulo de especialista (restriçoes se aplicam).
Anterior
Próximo

Documentos Necessários

Documentos para matrícula:

Documentos para inscrição:

  • Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e diploma de nível superior.
  • 01 (uma) foto 3×4.

Investimento

Consulte o valor do curso e simule o seu desconto.

Plano de Estudo

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Conheça todas as disciplinas e a carga horária.

FELICIDADE E INTELIGENCIA EMOCIONAL   Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.   Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.
LIDERANÇA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS   Ementa: Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.   Objetivo geral: Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO   Ementa: Conceitos iniciais. Abordagem sociointeracionista. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito. A construção da inteligência e os estudos culturais. Mitos e desafios: da exclusão a inclusão. Ludicidade e tecnologia da educação.   Objetivo geral: Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
PSICOPATOLOGIA E APRENDIZAGEM   Ementa: A psicopatologia. Alterações nas funções psíquicas. Transtornos na infância e na adolescência. TDAH. Transtorno do espectro autista (TEA). Transtornos psiquiátricos.   Objetivo geral: Identificar os aspectos psicopatológicos e sua relação com a aprendizagem.
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL   Ementa: Fundamentos da Psicopedagogia e a epistemologia convergente - Jorge Visca. Teoria Psicanalítica e Epistemologia Convergente. A Psicologia Social – Pichon-Rivière. Visões e abordagens Epistemologia Genética - Piaget. A práxis Psicopedagógica Institucional.   Objetivo geral: Reconhecer as teorias e abordagens relacionadas a Psicopedagogia Clínica e Institucional.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM PSICOPEDAGOGIA   Ementa: História da psicopedagogia – rumos e desafios. Avaliação psicopedagógica: o processo de intervenção clínica. Diagnóstico psicopedagógico: etapas e instrumentos. Mais considerações sobre o diagnóstico psicopedagógico. Provas operatórias. Provas projetivas e estudos de caso de intervenção psicopedagógica.   Objetivo geral: Reconhecer o processo da avaliação diagnóstica em Psicopedagogia.

Quer saber mais informações?

Preencha os campos abaixo:

Outros programas

Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem

Educação Inovadora

Abordagem Inclusiva na Aprendizagem

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais