Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial

01/08/2022

A Psicopedagogia debruça-se sobre o fracasso escolar, considerado como o mal educativo de maior escala no mundo atual. Logo, podemos considerar que alunos com necessidades educacionais especiais ou deficiências, sejam elas quais forem, aumentam as estatísticas da não aprendizagem.

Assim é que a figura do psicopedagogo se torna indispensável na medida em que seu objetivo é a superação das dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo geral do curso de Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial é oferecer condições aos profissionais da Psicopedagogia para compreender a necessidade do oferecimento de alternativas metodológicas e procedimentos didáticos que viabilizem a inclusão e o desenvolvimento cognitivo, em especial das crianças que apesentam necessidades educacionais especiais.

Perceber as diferentes e complexas dimensões no âmbito da inclusão para agir de forma a interferir neste contexto de forma competente, visando superar as lacunas existentes nos processos cognitivos, através de estratégias próprias da Psicopedagogia, criando soluções específicas a cada uma das singulares manifestações que se apresentarem.

Profissionais graduados, preferencialmente, em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e demais profissionais das diferentes áreas do conhecimento, interessados no aprofundamento do tema.

Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa: Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.

Objetivo geral: Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos

Ementa: Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.

Objetivo geral: Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.

Ementa: Deficiência física. Deficiência auditiva. Deficiência visual. Deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Transtornos do espectro autista. Alta habilidades / Super dotação.

Objetivo geral: Reconhecer os aspectos relacionados às Deficiências, ao Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação.

Ementa: Fundamentos da Psicopedagogia e a epistemologia convergente – Jorge Visca. Teoria Psicanalítica e Epistemologia Convergente. A Psicologia Social – Pichon-Rivière. Visões e abordagens Epistemologia Genética – Piaget. A práxis Psicopedagógica Institucional.

Objetivo geral: Reconhecer as teorias e abordagens relacionadas a Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Ementa: História da psicopedagogia – rumos e desafios. Avaliação psicopedagógica: o processo de intervenção clínica. Diagnóstico psicopedagógico: etapas e instrumentos. Mais considerações sobre o diagnóstico psicopedagógico. Provas operatórias. Provas projetivas e estudos de caso de intervenção psicopedagógica.

Objetivo geral: Reconhecer o processo da avaliação diagnóstica em Psicopedagogia.