MBA em Gestão de Pessoas e Liderança

19/09/2022

Mulher sorrindo de braços cruzados no curso de gestão de pessoas e liderança

Levando-se em conta que: pessoas são os ativos intangíveis mais importantes de uma organização, por isso merecem ser valorizadas; talento, competência, liderança e ética são alguns dos temas estratégicos mais relevantes para as empresas contemporâneas.

O MBA em Gestão de Pessoas e Liderança tem por objetivo desenvolver habilidades e competências para tomadas de decisões assertivas, bem como para o recrutamento de equipes produtivas, para o desenvolvimento da sensibilidade e percepção do comportamento humano e para a potencialização de líderes nas organizações.

Criar estratégias em Gestão de Pessoas alinhadas com os principais desafios contemporâneos; planejar e implementar ações de desenvolvimento de pessoas; entender e utilizar de forma eficaz a Gestão por Competências no ambiente corporativo.

Profissionais de recursos humanos, consultores, gerentes, executivos ou profissionais de qualquer área de atuação, que desejam expandir seus conhecimentos em Gestão de Pessoas ou queiram desenvolver suas competências em Liderança.

Ementa: Processo Decisório nas Organizações; Ferramentas de Apoio à Decisão; Design Thinking; Ética, Compliance e Governança Corporativa; Desenvolvimento de Competências de Liderança; Gestão de Carreira e Pessoas.

Objetivo geral: Fornecer técnicas e práticas da ciência de dados e da psicologia com o objetivo de melhorar processos decisórios de líderes e de equipes. Avaliar como as decisões, principalmente as de médio e longo prazo, impactarão pessoas, equipes e a organização. Desenvolver projetos e estratégias empresariais a partir de uma análise integrada de cenários econômicos, promovendo a análise de processos decisórios de forma assertiva o sucesso de equipes e organizações.

Ementa: Gestão de Projetos (Guia PMBOK); Hibridização de metodologias para a iniciação de projetos; Gestão Estratégica no ambiente organizacional; Ferramentas de gestão estratégica e suas aplicações; Economia aplicada à gestão de empresas; Contabilidade Gerencial e Controladoria.

Objetivo geral: Reconhecer, analisar e aplicar técnicas e metodologias da gestão empresarial para potencializar a modelagem e a gestão de negócios a partir da compreensão dos seguintes elementos chave: projetos, estratégia, economia, finanças, contabilidade e controladoria.

Ementa: Bases do comportamento individual e em grupo; Motivação; Comunicação; Liderança e gestão; A liderança no contexto contemporâneo; Desenvolvimento de lideranças e equipes.

Objetivo geral: Apresentar fundamentos e conceitos básicos em Comportamento Organizacional. Apresentar a evolução da visão sobre liderança na gestão e suas perspectivas futuras.

Ementa: A gestão de pessoas: seu início e desenvolvimento; A gestão de pessoas: visão estratégica; A área de gestão de pessoas: principais processos; Transformações no ambiente e no trabalho; Diversidade; Renovação constante das competências humanas.

Objetivo geral: Apresentar os principais processos relativos à gestão de pessoas, bem como a transformação da visão sobre a gestão de pessoas ao longo do tempo. Apresentar alguns dos desafios contemporâneos de maior impacto para a gestão de pessoas.

Ementa: Desenvolvimento humano e profissional; Desenvolvimento profissional nas organizações – práticas de treinamento & desenvolvimento (T&D); Desenvolvimento de pessoas e organizações; Visão geral da gestão por competências; A gestão por competências e os processos de gestão de pessoas; Modelo de gestão por competências.

Objetivo geral: Apresentar os processos de desenvolvimento profissional que ocorrem no âmbito organizacional, destacadamente via área de gestão de pessoas (T&D). Apresentar a relevância, aplicabilidade e impactos da gestão por competências nas organizações.

Ementa: Grupos e equipes; Equipes de alto desempenho; Liderança de equipes de alto desempenho; O conflito nas equipes de trabalho; O processo de conflito e o papel do líder; Fundamentos de negociação.

Objetivo geral: Apresentar aspectos básicos do funcionamento do trabalho em equipe e discutir os desafios e o papel do líder na construção de equipes de alto desempenho. Apresentar conceitos básicos acerca da gestão de conflitos e negociação no âmbito das equipes.