PÓS ON-LINE

Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais

Data de início:

16/01/2023

Carga horária:

360h

MODELOS DE FORMAÇÃO:

Tradicional: 10 meses  Intensivo: 6 meses

Ache o seu curso e inscreva-se

É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

No ambiente hospitalar, o enfermeiro é figura central em diferentes setores, entre eles o Centro Cirúrgico e Central de Material. No entanto, para atuar nesses espaços de forma a realizar a gestão de processos e assistência ao paciente, é necessário ter a pós-graduação nessa área.

Nesse sentido, a especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais tem um conteúdo programático para que o profissional compreenda as especificidades desses espaços. Assim, ele desenvolve as habilidades para coordenar as equipes e acompanhar o paciente do pré ao pós-cirúrgico, monitorando seus sinais vitais e saúde de modo geral.

O enfermeiro com essa qualificação dá apoio aos médicos no momento da cirurgia, supervisiona as atividades para que sejam realizadas de acordo com os protocolos e garante que todos os materiais estejam esterilizados e organizados, e que os medicamentos e anestésicos estejam disponíveis.

Sua atuação se volta, portanto, para a otimização dos processos no Centro Cirúrgico e Central de Materiais, de modo a garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.

Ao ter a pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais, o enfermeiro pode atuar na gestão desses setores hospitalares, liderando equipes e garantindo as condições adequadas desses ambientes.

O enfermeiro especializado na área tem conhecimento e competências para atuar ainda na sala de recuperação pós-anestésica, supervisionando os processos e acompanhando os pacientes.

Sendo assim, é uma qualificação que permite atuar em hospitais do setor público ou privado.

A especialização se destina a enfermeiros que desejam trabalhar em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Sala de Recuperação Pós-Anestésica. É necessário, ainda, ter o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Os profissionais em Enfermagem que possuam a comprovação de que o registro do Coren está em encaminhamento também podem ingressar nessa pós-graduação.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa: Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional.

 

Objetivo geral: Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa: Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida.

 

Objetivo geral: Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa: Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos. Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.

 

Objetivo geral: Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.

Ementa: O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.

 

Objetivo geral: Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.

Ementa: Sistema Centro Cirúrgico no âmbito hospitalar: planta física, aspectos humanos e materiais: pessoal, material, fluxo e área de risco. O centro de material esterilizado, relação com centro cirúrgico e demais unidades. O paciente no trans-operatório, recepção e recuperação pós-anestésica. Equipe cirúrgica. Biosegurança e Bioética.

 

Objetivo geral: Oferecer a base técnico-científica ao acadêmico de enfermagem no desenvolvimento das intervenções sistematizadas de enfermagem no transoperatório.

Ementa: Aborda o processo de cuidar, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, relacionando a fisiopatologia, fatores de risco, causas, prevenção, métodos diagnósticos, sinais e sintomas, tratamento e complicações das principais doenças.

 

Objetivo geral: Prestar assistência de enfermagem, individualizada e sistematizada, a adultos e idosos hospitalizados, com doenças agudas e crônicas, em situações clínicas e cirúrgicas.

Benefícios exclusivos da Unijorge

Sua carreira não pode esperar!

Investimento

Calcule agora seu desconto

Preencha os campos abaixo