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Enfermagem em Urgência e Emergências em Pediatria e Neonatologia

Data de início:

16/01/2023

Carga horária:

360h

MODELOS DE FORMAÇÃO:

Tradicional: 10 meses  Intensivo: 6 meses

Médica ou enfermeira com pasta e prancheta na mão

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É a solução ideal para quem busca uma certificação rápida em um curto espaço de tempo, sem perder qualidade e sem deixar de aprimorar seus conhecimentos.

Nessa modalidade é indispensável a disciplina e o comprometimento, já que você terá que organizar o seu tempo para realizar 02 disciplinas por vez, ao invés de 01 do modelo tradicional.

Ideal para quem busca mais flexibilidade e tem menos tempo na rotina. É indicada para quem quer evoluir profissionalmente, mas precisa encaixar os estudos dentro da rotina.

Você estuda uma disciplina por vez e consegue ter mais tempo para se dedicar na conclusão de todas as etapas do seu plano de estudo.

O curso de Enfermagem em Urgência e Emergências em Pediatria e Neonatologia visa especializar o profissional da  área da saúde para atuar na área em urgências e emergências de Pediátrica e Neonatologia, no âmbito de  instituições públicas e privadas, desempenhando atividades preventivas, educativas e curativas em equipe  multiprofissional, valorizando a atenção de qualidade ao recém-nascido e à criança. 

Atuar na assistência ao paciente neonatal e pediátrico em todas as suas especificidades com senso crítico para eleger  prioridades na tomada de decisão, qualificando o cuidado e garantindo segurança as crianças e familiares, bem como  direcionar a utilização das melhores práticas assistenciais.  

Graduados em Enfermagem.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 

Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness. Mindfulness e  felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência emocional. 

Objetivo 

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional. 

Ementa 

Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências  clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em  ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento  especializado às vítimas em situações que requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida. 

Objetivo 

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos  contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa 

O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com  a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da Administração, discute e analisa as  funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma  compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo  a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor.  Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do  trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o  trabalho. 

Objetivo 

Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto  administrativo e de formador de pessoas. 

Ementa 

Princípios da epidemiologia, o processo Saúde-Doença e seus níveis de prevenção. Determinantes sociais  da saúde e os conceitos iniciais da vigilância em saúde. Diferenciação de vigilância epidemiológica e  vigilância sanitária. 

Objetivo 

Apresentar uma visão geral da epidemiologia por meio dos conceitos e temas básicos de uso corrente na  descrição dos danos ou agravos à saúde das populações. Além disso, reconhecer o espaço de atuação do  profissional na Vigilância em Saúde, atuando de modo crítico e criativo numa a abordagem epidemiológica  e comunitária.

Ementa 

Sistematização do Atendimento Pré-hospitalar, hospitalar; exame físico e raciocínio clínico na assistência de  enfermagem frente a qualquer tipo de situação de urgência/emergência. Observando princípios científicos,  técnicos, éticos e legais do exercício profissional. Passos da Avaliação de Emergência (Corpo Humano por  inteiro). Escalada do Coma de Glasgow. Avaliação das Pupilas. Tipos de Ferimentos. Avaliação da Dor.  Etapas para a manipulação de Ferimentos. Vacinação Anti-Tetânica. Retirada de Corpo Estranho.  

Objetivo 

Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, no  atendimento a pacientes de alta complexidade. 

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM E PROCEDIMENTOS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA PEDIATRIA E NEONATOLOGIA 

Ementa 

Assistência de Enfermagem ao paciente com afecções neurológicas. Assistência de Enfermagem ao  paciente com afecções respiratórias – manejo das vias aéreas. Assistência de enfermagem ao paciente com afecções cardiológicas. Programas de atenção à criança e ao adolescente. Crescimento e desenvolvimento  infantil no âmbito da consulta de Enfermagem. Agravos de saúde mais comuns na infância e adolescência 

Objetivo 

Reconhecer as principais causas de urgências e emergências nas faixas etárias neonatal e pediátrica,  compreendendo os aspectos relevantes para a assistência de enfermagem antes, durante e após a parada  cardiopulmonar e demais patologias. 

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