PÓS ON-LINE

MBA em Gestão de Saúde Pública

Inicia em:

01/08/2022

Carga horária:

360h

MODELOS DE FORMAÇÃO:

Tradicional: 10 meses  Intensivo: 6 meses

O MBA em Gestão de Saúde Pública desenvolve habilidades técnicas, comportamentais e humanas, garantindo uma  liderança mais sólida para a promoção de mudanças e manutenção da competitividade das empresas públicas ou que  se relacionam com o setor público. 

Atuar como um agente de mudanças e capaz de influenciar políticas públicas que atendam aos interesses coletivos  de forma legítima, causando impacto positivo e sustentável à sociedade.  

Desempenhar o papel de gestor de saúde do setor público com base em conhecimento, ferramentas e habilidades de  gestão necessárias para uma atuação crítica e competente. 

Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento (administração, medicina, enfermagem, direito,  engenharia de produção etc.), que buscam capacitação estratégica diferenciada, a fim de aperfeiçoar seu  desempenho gerencial para melhor atuar no Setor Público (Municipal, Estadual ou Federal) ou junto ao Governo e  Organizações Públicas.

Conheça os módulos, carga horária e ementas.

Ementa 

Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness.  Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções. Inteligência  emocional. 

Objetivo 

Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.

Ementa 

Ensinar noções iniciais de Primeiros Socorros em casos de emergências clínicas, não  traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao  paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra hospitalar (Pronto Atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que  requeiram o Suporte Básico e Avançado de Vida. 

Objetivo 

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos  diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.

Ementa 

Introdução aos conceitos da SAE; Conceitos Geral das Etapas; Histórico de Enfermagem;  Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação de Enfermagem;  Avaliação de Enfermagem; Prontuário; Anotação de enfermagem (Evolução X Relatório de  enfermagem); Plano de cuidado; Prática de construção de Plano de cuidado. Sistematização da  Assistência de Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Hidro-Eletrolíticos e Metabólicos.  Monitorização Invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo. 

Objetivo 

Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e  a humanização na saúde. Abordar a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas  necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática  profissional do enfermeiro no que tange o cuidado

Ementa

O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde.  Conceitos básicos da Administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a  empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens  teóricas da Administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança,  organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das  dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha,  adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor.  Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a  organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais  formas de coordenar e dividir o trabalho. 

Objetivo 

Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto  administrativo e de formador de pessoas.

 

Ementa 

Processo de trabalho em saúde e Enfermagem: Conceitos, elementos e finalidade. Trabalho em  equipe e Relações Interpessoais no trabalho em Saúde e Enfermagem. Interdisciplinaridade no  trabalho em Saúde e Enfermagem. Ética nas relações de trabalho em Saúde e Enfermagem.  Modelos de gestão em Saúde e Enfermagem: aspectos conceituais, evolução histórica e  características. Concepções gerenciais e estilos de gestão em Saúde e Enfermagem. Teorias  administrativas: articulação com os modelos de gestão em saúde e Enfermagem. Competências  gerenciais. Divisão técnica e social do trabalho em saúde e na enfermagem. Aspectos éticos e  legais do trabalho em enfermagem. Lei do exercício profissional de Enfermagem. 

Objetivo 

Compreender as concepções de gerência em saúde e enfermagem e suas relações com os  aspectos éticos e legais do exercício profissional de enfermagem

Ementa 

Segurança do Paciente: aspectos fundamentais; Perspectiva histórica da segurança do paciente;  Magnitude do problema; Fatores contribuintes do erro e dos eventos adversos; Cultura em  segurança do paciente; Marco Regulatório da Segurança do Paciente no Brasil; Programa  Nacional de Segurança do Paciente; Segurança do Paciente: iniciativas e intervenções; Na  Atenção Primária à Saúde; Na Atenção Hospitalar.

Benefícios exclusivos da Unijorge

Sua carreira não pode esperar!

Investimento

Calcule agora seu desconto

Preencha os campos abaixo