add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?>
Skip to contentFormação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.
Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.
Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.
Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.
A área da Nefrologia exige cuidados específicos no tratamento de problemas que afetam o sistema urinário e rins. Logo, o enfermeiro que atua no segmento precisa ter a especialização em Enfermagem em Nefrologia.
Isso porque o curso de pós-graduação prepara o profissional com o conhecimento técnico-científico para atuar na prevenção e cuidados de doenças e problemas renais, dando a assistência completa ao paciente, principalmente os que demandam cuidados crônicos. Nesse sentido, é uma área em que a oferta de oportunidades é grande, devido às particularidades na realização de procedimentos e acompanhamento desses pacientes, como os que realizam hemodiálise.
Com essa especialização, o profissional tem um conteúdo voltado para os temas de anatomia, sistema nefrológico, bem como sobre as doenças e problemas relacionados a essa área. Com isso, ele aprende sobre os principais procedimentos e ainda a identificar os fatores de risco para patologias associadas aos rins e sistema urinário. Pode, portanto, atuar na assistência a pacientes renais em diferentes estágios.
O enfermeiro especializado em Nefrologia terá as competências necessárias para atuar em hospitais públicos e privados, dando assistência a pacientes com problemas e doenças que atingem os rins e o sistema urinário. O profissional também prestará apoio aos médicos nos procedimentos nessa área.
Com a qualificação, o enfermeiro poderá trabalhar ainda em clínicas de hemodiálise ou em home care, prestando a assistência a pacientes com doenças nefrológicas.
A pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia é destinada a todos os enfermeiros que tenham interesse em atuar nesse segmento em saúde. Para trabalhar na área é necessário ter o diploma em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ou um comprovante de que o registro profissional da categoria está em andamento.
Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.
Objetivo
Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Ensinar noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (pronto atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o suporte básico e avançado de vida.
Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Introdução aos conceitos da SAE; conceitos geral das etapas; histórico de enfermagem; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; implementação de enfermagem; avaliação de enfermagem; prontuário; anotação de enfermagem (evolução x relatório de enfermagem); plano de cuidado; prática de construção de plano de cuidado. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com distúrbios hidro-eletrolíticos e metabólicos. Monitorização invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.
Objetivo
Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a sistematização da assistência de enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.
Carga Horária
60 horas
Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.
Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Anatomia e fisiologia do sistema renal. Insuficiência renal aguda e crônica. Princípios da hemodiálise.
Objetivo
Identificar os riscos e agravos à saúde que mais contribuem para insuficiência renal.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Acessos para hemodiálise: cateter e FAV. Diálise peritoneal. Transplante renal. Gerência do cuidado de enfermagem em nefrologia. Legislação em serviço de diálise.
Objetivo
Conhecer os métodos de terapia renal substitutiva.
Carga Horária
60 horas