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Os enfermeiros que desejam prestar assistência à saúde de bebês, crianças e adolescentes, bem como a recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devem ter uma qualificação nessa área. Sendo assim, a pós-graduação em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia é indicada para profissionais que querem desenvolver a carreira no segmento.
É um campo profissional no qual o enfermeiro tem o papel de assumir os cuidados de saúde e liderança de equipes hospitalares que atendem o público pediátrico, inclusive os que estão na UTI. Para crescer nessa área, é importante desenvolver habilidades técnicas, a fim de realizar procedimentos e utilizar equipamentos em diferentes níveis de complexidade da assistência à saúde para esses pacientes.
Além disso, é preciso oferecer um atendimento humanizado não apenas ao paciente, mas também à família. Nesse ponto, a empatia e boa comunicação são aspectos importantes para o enfermeiro especialista desse segmento.
Na Pediatria e Neonatologia, o enfermeiro pode atuar com os cuidados imediatos aos pacientes e na questão da prevenção, identificando riscos e trabalhando para evitar complicações para a saúde de bebês e crianças.
Com esse curso de pós-graduação, os enfermeiros podem trabalhar em hospitais e unidades ambulatoriais, em âmbito público e privado, em postos de saúde e ainda em clínicas pediátricas.
Desse modo, é uma especialização em que o profissional passa a dominar o conhecimento técnico e científico para atuar junto ao público pediátrico, em diferentes etapas de seu desenvolvimento, e também na assistência à saúde em UTI para recém-nascidos.
A especialização em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia é indicada para enfermeiros com registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que gostem de trabalhar com bebês, crianças e adolescentes nos cuidados à saúde em diferentes níveis de complexidades.
Quem já é formado em Enfermagem e tem a comprovação de que o registro profissional do Coren está em andamento também pode fazer essa pós-graduação.
Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.
Objetivo
Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Ensinar noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (pronto atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o suporte básico e avançado de vida.
Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Introdução aos conceitos da SAE; conceitos geral das etapas; histórico de enfermagem; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; implementação de enfermagem; avaliação de enfermagem; prontuário; anotação de enfermagem (evolução x relatório de enfermagem); plano de cuidado; prática de construção de plano de cuidado. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com distúrbios hidro-eletrolíticos e metabólicos. Monitorização invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.
Objetivo
Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a sistematização da assistência de enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano
Carga Horária
60 horas
Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.
Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Políticas de atenção à saúde da criança. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao recém-nascido e à criança sadios e com afecções prevalentes, em ambulatórios e na comunidade alterado.
Objetivo
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: desenvolver competências relacionadas à assistência de enfermagem pediátrica com ênfase em ações de baixa e média e alta complexidade.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Recém-nascido de alto risco: classificação, necessidades e assistência. Principais patologias do período neonatal, organização da assistência ao neonato de alto risco, necessidades nutricionais do recém-nascido de alto risco: aleitamento materno, projeto mãe canguru, banco de leite humano. Unidade neonatal e cuidado humanizado à família do recém-nascido de alto risco. Segurança do paciente.
Objetivo
Assistir ao recém-nascido e família nos diferentes níveis de complexidade, orientado pela integralidade e humanização.
Carga Horária
60 horas