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A pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica prepara os profissionais da Educação para o gerenciamento de diferentes processos do ambiente escolar, bem como para lidar com todos os atores que compõem esse universo, como professores, colaboradores, alunos e famílias.
A ideia é que o gestor conheça as políticas e a legislação educacional, defina as melhores práticas pedagógicas e faça o planejamento das atividades escolares: com a elaboração de metas de curto, médio e longo prazo, a fim de oferecer uma formação completa para crianças e jovens.
Além disso, o curso tem um conteúdo que permite ao profissional não apenas acompanhar, mas também supervisionar e avaliar os processos pedagógicos, de forma a identificar problemas e propor melhorias.
A especialização também capacita o gestor para se comunicar de modo eficiente com todos os envolvidos na vida escolar. Assim, é possível não apenas solucionar conflitos, mas realizar uma gestão democrática e participativa, voltada para a construção coletiva de um espaço focado na qualidade da educação.
A especialização possibilita ao profissional implementar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento integral dos alunos. Também permite ao gestor assumir diferentes funções em escolas do setor público e privado, entre elas: administrador escolar, diretor, supervisor de ensino, orientador pedagógico, entre outras atribuições voltadas para a coordenação pedagógica em diferentes espaços de ensino.
O curso é direcionado para professores licenciados em diferentes áreas que queiram adquirir conhecimento no campo da gestão escolar para atuar em cargos de direção, supervisão e coordenação, seja em escolas públicas ou privadas; Profissionais graduados de outras áreas, que busquem uma formação para a gestão democrática do sistema escolar também podem se aprimorar com essa especialização.
Ementa:
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.
Objetivo geral:
Relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional.
Carga Horária
60 horas
Ementa:
Conceitos introdutórios de liderança. Grupos e equipes. Desenvolvimento de líderes e de equipes. Conflitos. Negociação. Mediação.
Objetivo geral:
Reconhecer os fundamentos teóricos e práticos de Liderança e Mediação de Conflitos.
Carga Horária
60 horas
Ementa:
Educação e cidadania. Sistema de ensino brasileiro. Educação infantil no Brasil. Ensino fundamental no Brasil. Ensino médio no Brasil. Modalidades de ensino da Educação Básica.
Objetivo geral:
Identificar a Política Educacional e Legislação para a Educação Básica Brasileira.
Carga Horária
60 horas
Ementa:
Projeto político pedagógico. Estruturação dos planos de aula no ensino fundamental e médio. Currículo, avaliação e qualidade educacional. Competência e organização curricular. O sistema nacional de avaliação brasileiro. Avaliação, reprovação, evasão, políticas afirmativas, diversidades e desigualdades.
Objetivo geral:
Relacionar o Planejamento, a Organização e a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem da Educação Básica Brasileira.
Carga Horária
60 horas
Ementa:
Panorama histórico e contextualização. A trajetória da educação especial no Brasil. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas. Desafios para o trabalho docente face ao processo inclusivo educacional. Currículo escolar na educação especial. Políticas públicas voltadas para educação inclusiva.
Objetivo geral:
Reconhecer os aspectos Legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva.
Carga Horária
60 horas
Ementa:
Dimensões da liderança. Formas de participação de gestão. Organização do trabalho escolar e o projeto político pedagógico. Orientação educacional e supervisão escolar. A construção do projeto político pedagógico. O projeto político pedagógico na escola.
Objetivo geral:
Relacionar a gestão escolar democrática com a implementação do Projeto Político Pedagógico.
Carga Horária
60 horas