add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?>
Skip to contentFormação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.
Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.
Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.
Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.
No ambiente hospitalar, o enfermeiro é figura central em diferentes setores, entre eles o Centro Cirúrgico e Central de Material. No entanto, para atuar nesses espaços de forma a realizar a gestão de processos e assistência ao paciente, é necessário ter a pós-graduação nessa área.
Nesse sentido, a especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais tem um conteúdo programático para que o profissional compreenda as especificidades desses espaços. Assim, ele desenvolve as habilidades para coordenar as equipes e acompanhar o paciente do pré ao pós-cirúrgico, monitorando seus sinais vitais e saúde de modo geral.
O enfermeiro com essa qualificação dá apoio aos médicos no momento da cirurgia, supervisiona as atividades para que sejam realizadas de acordo com os protocolos e garante que todos os materiais estejam esterilizados e organizados, e que os medicamentos e anestésicos estejam disponíveis.
Sua atuação se volta, portanto, para a otimização dos processos no Centro Cirúrgico e Central de Materiais, de modo a garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.
Ao ter a pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais, o enfermeiro pode atuar na gestão desses setores hospitalares, liderando equipes e garantindo as condições adequadas desses ambientes.
O enfermeiro especializado na área tem conhecimento e competências para atuar ainda na sala de recuperação pós-anestésica, supervisionando os processos e acompanhando os pacientes.
Sendo assim, é uma qualificação que permite atuar em hospitais do setor público ou privado.
A especialização se destina a enfermeiros que desejam trabalhar em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Sala de Recuperação Pós-Anestésica. É necessário, ainda, ter o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Os profissionais em Enfermagem que possuam a comprovação de que o registro do Coren está em encaminhamento também podem ingressar nessa pós-graduação.
Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.
Objetivo
Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Ensinar noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (pronto atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o suporte básico e avançado de vida.
Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Introdução aos conceitos da SAE; conceitos geral das etapas; histórico de enfermagem; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; implementação de enfermagem; avaliação de enfermagem; prontuário; anotação de enfermagem (evolução x relatório de enfermagem); plano de cuidado; prática de construção de plano de cuidado. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com distúrbios hidro-eletrolíticos e metabólicos. Monitorização invasiva e não invasiva do paciente criticamente enfermo.
Objetivo
Discutir a atuação do enfermeiro nas diversas áreas, tendo como enfoque a ética profissional e a humanização na saúde. Abordar a sistematização da assistência de enfermagem e as etapas necessárias para a sua execução, demonstrando a importância dessa ferramenta para a prática profissional do enfermeiro no que tange o cuidado humano.
Carga Horária
60 horas
Ementa
O paradigma da complexidade e o papel do gestor em saúde. Desafios da gestão na saúde. Conceitos básicos da administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis a empreendimentos que lidam com a área de saúde. Apresenta a evolução das abordagens teóricas da administração, discute e analisa as funções de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação, com o objetivo de oferecer uma compreensão geral das dinâmicas de gestão, estimular o olhar crítico sobre teorias e métodos favorecendo a escolha, adequação e desenvolvimento das melhores práticas para a vivência profissional do gestor. Características das organizações de saúde. A influência da teoria administrativa para a organização do trabalho em organizações de saúde. A burocracia profissional e as demais formas de coordenar e dividir o trabalho.
Objetivo
Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar e o papel do gestor no contexto administrativo e de formador de pessoas.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Sistema centro cirúrgico no âmbito hospitalar: planta física, aspectos humanos e materiais: pessoal, material, fluxo e área de risco. O centro de material esterilizado, relação com centro cirúrgico e demais unidades. O paciente no trans-operatório, recepção e recuperação pós-anestésica. Equipe cirúrgica. Biosegurança e bioética.
Objetivo
Oferecer a base técnico-científica ao acadêmico de enfermagem no desenvolvimento das intervenções sistematizadas de enfermagem no transoperatório.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Aborda o processo de cuidar, por meio da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, relacionando a fisiopatologia, fatores de risco, causas, prevenção, métodos diagnósticos, sinais e sintomas, tratamento e complicações das principais doenças.
Objetivo
Prestar assistência de enfermagem, individualizada e sistematizada, a adultos e idosos hospitalizados, com doenças agudas e crônicas, em situações clínicas e cirúrgicas.
Carga Horária
60 horas