add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?> add_action('wp_footer', function(){ ?>
Skip to contentFormação autoinstrucional, com aulas 100% on-line para você estudar no seu ritmo e de onde quiser.
Certificação em até 6 meses para transformar sua carreira em ainda menos tempo.
Voltada para o mercado profissional. Plataformas digitais com materiais e vídeos para implementar seus estudos.
Cursos com nota máxima no MEC para ampliar sua empregabilidade, sem sair de casa.
Mais do que nunca, com as transformações geradas pela pandemia da Covid-19, a Saúde Pública seguirá novas tendências, as quais requerem mudanças em seu modelo de gestão e operação. Assim, surge a necessidade de profissionais da área que queiram rever suas práticas para acompanhar esses novos tempos.
A especialização em Saúde Pública tem como objetivo possibilitar ao profissional que ele possa analisar, intervir, propor, modificar e reorganizar os serviços e ações coletivas em saúde com foco nesses novos tempos. Dessa maneira, o profissional de Saúde Pública poderá atuar junto a Administrações Públicas Municipais e em Secretarias de Saúde, nos diversos espaços da área.
Por meio da especialização em Saúde Pública, o profissional poderá desenvolver projetos, atuar como suporte junto à gestão, analisar e apontar melhorias estratégicas às ações desenvolvidas e, por fim, propor novas maneiras de otimizar o acesso de pacientes ao Sistema Único de Saúde.
Este curso é direcionado para profissionais com formação em Ensino Superior, independente da área de conhecimento, que atuam ou pretendem trabalhar nas áreas da Saúde Pública, nos mais diversos campos e segmentos.
Ementa
Psicologia positiva: uma introdução. Principais conceitos da psicologia positiva. Mindfulness e felicidade. Inteligência emocional. Sistema nervoso e emoções.
Objetivo
Relacionar a psicologia positiva, a prática de mindfulness e inteligência emocional.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Ensinar noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas, não traumáticas (urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas). Ensinar a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar como em ambiente intra-hospitalar (pronto atendimento). Atendimento especializado às vítimas em situações que requeiram o suporte básico e avançado de vida.
Objetivo
Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital.
Carga Horária
60 horas
Ementa
A gestão de pessoas; a seleção de pessoas na área pública e a retenção de talentos; a avaliação de pessoas na área pública; ética e moral; a ética nas negociações; a ética nos dias de hoje.
Objetivo
Analisar todos os aspectos que envolvem a gestão de pessoas no setor público desde a seleção, contratação até a avaliação periódica e a demissão. Compreender o que é ética e como ela é aplicada ao setor público em geral.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Apresentar e discutir toda a gama de inovações que podem ser implementadas no setor público. Apresentar o funcionamento da gestão da informação no setor público, desde a sua teorização até os ciclos de transformação e armazenamento das informações. Gestão estratégica e visão do futuro; o setor público e a gestão moderna; smart cities e seus planejamentos; ferramentas de gestão para a área pública; as informações e o processo de tomada de decisão; a gestão do risco por meio da gestão da informação.
Objetivo
Apresentar e discutir toda a gama de inovações que podem ser implementadas no setor público. Apresentar o funcionamento da gestão da informação no setor público, desde a sua teorização até os ciclos de transformação e armazenamento das informações.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Conceitos de saúde, processo saúde-doença. Modelos de atenção à saúde no contexto nacional e internacional. Evolução das políticas públicas de saúde no Brasil. Sistema único de saúde: princípios organizativos e doutrinários; leis que regem sua organização e financiamento. Redes de atenção em saúde. Atenção primária à saúde. Estratégia de saúde da família. Políticas de saúde para grupos específicos (saúde da mulher, recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso, vigilância em saúde, saúde mental). Política nacional de medicamentos, política nacional de assistência farmacêutica; farmácia popular.
Objetivo
Propiciar a compreensão do histórico, organização, funcionamento e desafios do SUS. Propiciar a avaliação crítica da relação entre os modelos de atenção à saúde com a evolução das políticas de saúde e de medicamentos no Brasil.
Carga Horária
60 horas
Ementa
Modelos assistenciais de atenção básica e evolução histórica. Necessidades de saúde e a oferta de ações e serviços nos sistemas locais de saúde. A estratégia da saúde da família como estruturante do SUS. Atenção integral à saúde entre o PSF e os níveis de complexidade do SUS. Focalização versus universalização na saúde na atenção básica. Financiamento da atenção básica no SUS. Sistema de informação da atenção básica (SIAB) no planejamento e programação local. Interação do SIAB com os sistemas de informação em saúde. Avaliação do impacto das ações básicas de saúde. Objetivos: apresentar e discutir o tema atenção primária e promoção da saúde à partir da reorientação dos serviços de saúde do SUS; refletir sobre o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde.
Objetivo
Promover a capacitação técnica e o senso crítico do aluno em relação à realidade de saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na organização da assistência de enfermagem e no planejamento de saúde, compatíveis com as necessidades de saúde da população.
Carga Horária
60 horas