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Pós-graduação 100% On-line > Especialização em Práticas Educacionais com ênfase em Educação Inclusiva

Especialização em Práticas Educacionais com ênfase em Educação Inclusiva

Na Especialização em Práticas Educacionais com Ênfase em Educação Inclusiva, você vai aprender as diferentes e complexas dimensões no âmbito da inclusão para interferir neste contexto de forma competente, a fim de superar as lacunas existentes nos processos cognitivos. Através de estratégias próprias da pedagogia, você irá criar soluções específicas a cada uma das singulares manifestações que se apresentarem.

DATA DE INÍCIO:
04/03/2024

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

PRÉ-REQUISITO:
Possuir um diploma de graduação.

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> Plano de Estudo

Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:
A disciplina Metodologias Ativas traz diversas metodologias ativas de aprendizagem, como aula expositiva dialogada, portfólio, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projeto, arco de Maguerez, instrução entre pares, ensino sob medida (just in time), aprendizagem invertida (flipped classroom) e muito mais. 

Objetivo da disciplina:
Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem. 

Unidades: 

  1. O perfil do docente para a aplicação de metodologias ativas
  2. Metodologias Ativas e suas aplicações no ensino
  3. Entendendo o Ensino sob medida, aprendizagem invertida, Rotação por Estações, Júri Simulado e Leitura Significativa
  4. Ensino Híbrido e Metodologias Ativas na prática educativa
  5. Conhecendo seminário, brainstorming com postcard, brainwriting, debate por grupos com flashcards e dramatização
  6. Metodologias ativas para a prática pedagógica

Ementa: 

A disciplina explora o Atendimento Educacional Especializado (AEE), modalidades de atendimento na educação especial, a Sala de Recursos Multifuncionais, flexibilização curricular, acessibilidade e seu papel no processo inclusivo.  

Objetivo da disciplina: 

Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a acessibilidade e a inclusão. 

Unidades: 

  1. Atendimento Educacional Especializado (AEE): introdução.
  2. Modalidades de atendimento na educação especial.
  3. Sala de recursos multifuncionais.
  4. Flexibilização curricular.
  5. Acessibilidade.
  6. Acessibilidade, AEE e o processo inclusivo.

Ementa:   

A disciplina aborda Tecnologia Assistiva, suas referências normativas, concessão e aquisição de tecnologia assistiva, desenho universal, uso da informática no desenvolvimento de talentos e adaptação de software, e recursos didáticos adaptados.  

Objetivo da disciplina:  

Relacionar o Atendimento Educacional Especializado com a Tecnologia Educacional Assistiva. 

Unidades:

  1. A Importância das Tecnologias Assistivas para o AEE
  2. Referências normativas e tecnologia assistiva
  3. Concessão e Aquisição de Tecnologia Assistiva
  4. Os Princípios Mundiais do Desenho Universal e sua Utilização
  5. Uso da Informática no Desenvolvimento de Talentos e Adaptação de Software para as Tecnologias Assistivas
  6. Tecnologias Assistivas: Recursos e Serviços

Ementa:   

A disciplina abrange o panorama histórico e contextualização da Educação Inclusiva, analisando a trajetória da Educação Especial no Brasil. Explora o movimento inclusivo com novas concepções e práticas, destacando desafios para o trabalho docente no processo inclusivo educacional. Examina o currículo escolar na Educação Especial e aborda políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva. 

Objetivo da disciplina:

Reconhecer os aspectos legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva. 

Unidades:

  1. Panorama histórico e contextualização
  2. A trajetória da Educação Especial no Brasil
  3. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas
  4. Desafios ao trabalho docente face ao processo inclusivo educacional
  5. Currículo escolar na Educação Especial
  6. Políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva

Ementa: 

A disciplina Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação aborda as temáticas relacionadas a Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Serão discutidas as nuances da deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, bem como as especificidades do TEA e das altas habilidades/superdotação. 

Objetivo da disciplina:   

Capacitar os alunos a reconhecerem e compreenderem os aspectos ligados às Deficiências, TEA e Altas Habilidades/Superdotação. Por meio de objetivos específicos, busca-se detalhar as características de cada condição e promover o entendimento das melhores práticas de inclusão e atendimento. 

Unidades: 

  1. Deficiência Física
  2. Deficiência Auditiva
  3. Deficiência Visual
  4. Deficiência Intelectual e Deficiências Múltiplas
  5. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  6. Altas Habilidades/ Superdotação

Ementa: 

O curso aborda as dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, transtornos de linguagem e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 

Objetivo da disciplina:

Capacitar para identificar e diferenciar dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, abrangendo características e conceitos de referência teórica desde a fase pré-escolar até estágios avançados. 

Unidades:

  1. Dificuldades, Distúrbios e Transtornos
  2. Dislexia
  3. Disgrafia e Disortografia
  4. Discalculia
  5. Transtornos de Linguagem
  6. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

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> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.
Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 06.

Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá pedir a análise para dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. É preciso fazer a solicitação via protocolo na secretaria da pós-graduação on-line para que o acadêmico possa avaliar.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.

As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration) é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na UNIJORGE é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

O envio da documentação é indispensável e obrigatório. O envio dos documentos deverá ser feito no prazo de até 30 dias (a partir da data de início das aulas), através do Portal do Aluno. 😃

Aguarde o envio das orientações para acesso ao portal na data prevista para o início das aulas.

📌 Obrigatórios para matrícula:

Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso);
Carteira de Identidade (frente e verso).
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso);
Diploma de Conclusão do Nível Superior, assinado pelo aluno (frente e verso);
Comprovante de residência.

Você receberá, no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.

A taxa de matrícula de todos os nossos cursos pode ser paga no cartão de crédito ou por boleto, lembrando que o boleto possui uma taxa de R$1. O pagamento por boleto leva de 48 a 72 horas para ser compensado em nosso sistema. Você pode escolher o plano de pagamento que melhor cabe no seu bolso. As demais parcelas ficarão disponíveis no portal do aluno no mês subsequente ao mês do início da turma.

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento antes do início das aulas, e o reembolso do valor da taxa de matrícula será de 90% do valor. Após o início das aulas, seguem as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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