Informações Gerais

Informações Gerais UniJorge

Estrutura dos Cursos

Os cursos de Pós-Graduação On-line da Unijorge são compostos por 6 (seis) disciplinas/módulos, com 60h cada, totalizando 360h. Uma disciplina pode ser dividida em duas partes de igual duração (30h cada), porém a disciplina é a unidade acadêmica mínima. Isto significa que a aprovação ou reprovação é vinculada à disciplina, independentemente do desempenho do(a) aluno(a) em cada parte (para disciplinas com duas partes).

Cada disciplina é dividida em seis unidades, com duração de 6 (seis) semanas cada. Há uma semana de intervalo entre duas disciplinas para que sejam finalizadas as atividades acadêmicas e lançamento de notas.

Cada unidade é composta por 4 (quatro) ou 5 (cinco) lições.

O desenho das disciplinas, unidades e lições foi feito de forma que cada disciplina seja uma unidade de aprendizagem independente. Isto significa que elas podem ser cursadas em qualquer ordem sem que haja prejuízo para o(a) aluno(a).

Tutores acompanharão o(a) aluno(a) durante todo o curso. O(a) aluno(a) poderá acessá-los através do próprio AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

As atividades do curso são realizadas preferencialmente no AVA, podendo professor responsável pela disciplina indicar atividades externas. No AVA, o(a) aluno(a) encontrará o plano de disciplina detalhando as unidades, lições além dos critérios de avaliação e pesos de cada atividade avaliativa.

Importante: cada aluno(a) receberá suas credenciais para acesso ao AVA e ao Portal do Aluno. Estas credenciais não devem ser compartilhadas com qualquer pessoa, sob pena de violação do Código de Ética da instituição. É responsabilidade exclusiva do(a) aluno(a) guardá-las em local seguro. O(a) aluno(a) deverá informar a Secretaria de Pós-Graduação Online a qualquer sinal de uso indevido ou violação da confidencialidade de suas credenciais.

Oferta de Cursos e Disciplinas

Os cursos terão início em 7 datas ao longo de um ano letivo (ofertas). A partir da data da primeira oferta, uma nova oferta ocorrerá a cada 7 (sete) semanas.

Pelo fato de as disciplinas serem independentes entre si, as ofertas seguem o modelo de carrossel, isto é, a cada oferta apenas uma disciplina por curso será oferecida.

A Unijorge poderá, a seu critério exclusivo, decidir não iniciar um curso oferecido. Neste caso, os(as) aluno(as) matriculados poderão optar por cancelar a matrícula e receber integralmente o valor pago, aguardar a próxima oferta ou solicitar a mudança de curso, pagando/recebendo a diferença entre os respectivos valores. A Unijorge entrará em contato com os(as) aluno(as)afetados.

Avaliação da Aprendizagem

As avaliações de aproveitamento das disciplinas são compostas por questões objetivas, 100% online. O(a) aluno(a) encontra o critério de avaliação de cada disciplina no AVA.

A nota final terá um valor igual ou maior a 0 (zero) e menor ou igual a 10 (dez) e será calculada com 1 (uma) casa decimal, com arredondamento feito da seguinte forma:

  • A segunda casa decimal é inferior a 5 (cinco): arredondamento para baixo;
  • A segunda casa decimal é maior ou igual a 5: arredondamento para cima.

Por exemplo, as notas 5,49 e 7,31 serão arredondadas, respectivamente, para 5,5 e 7,3.

Para ser considerado aprovado na disciplina, o(a) aluno(a) deverá ter um aproveitamento igual ou superior a 70% em todas as atividades avaliativas, o que corresponde a uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete inteiros).

Não serão oferecidas atividades avaliativas além daquelas apresentadas acima. Isto significa que não há provas finais ou de reposição (segunda chamada), sendo considerado reprovado o(a) aluno(a) que não obtiver aproveitamento mínimo nas atividades avaliativas propostas.

Reposição de Disciplinas

Pelo fato das disciplinas serem oferecidas no modelo carrossel, o(a) aluno(a) poderá refazer a(s) disciplina(s) em que tiver sido reprovado quando for mais conveniente para ele e quando esta(s) estiver(em) sendo oferecida(s). Para tal, ele deverá contratar separadamente a(s) disciplinas(s), arcando com o(s) respectivo(s) custo(s).

A solicitação deverá ser feita no Portal do Aluno, em Secretaria Virtual > Serviços. O aluno deverá clicar em Nova Solicitação e, em seguida, em Adicionar Serviço, selecionando o serviço Reposição de Disciplina.

Não há limite para o número de reprovações.

Matrícula

A matrícula deverá ser realizada exclusivamente pela Internet. Para efetivar a matrícula, o candidato deverá:

  • Ter concluído curso superior em IES reconhecida pelo MEC em data anterior à da matrícula;
  • Escolher o curso;
  • Escolher o plano de pagamento e dar o aceite no contrato;
  • Efetuar o pagamento da primeira parcela do plano de pagamento escolhido;
  • Enviar, no prazo de até 30 dias, através do Portal do Aluno, os documentos necessários.

O(a) aluno(a) receberá e-mail confirmando a sua matrícula.

Rematrícula

Ao final de cada disciplina, os(as) aluno(as) que não tenham qualquer pendência financeira serão automaticamente matriculados na disciplina subsequente, independentemente de ter sido aprovado ou não na(s) disciplinas(s) anterior(es). Caso o(a) aluno(a) possua alguma pendência, ele deverá resolvê-la através do Portal do Aluno.

Para alunos inadimplentes ou com documentação obrigatória pendente, não será permitida a rematrícula na disciplina subsequente, conforme disposto no artigo 476 do Código Civil, cominado com os artigos 5º e 6º da Lei nº 9.870 de 23/11/99.

Somente será permitido ao(a) aluno(a) o acesso a disciplinas em que estiver regularmente matriculado.

Conclusão do Curso

Para que tenha direito ao título de Especialista, o(a) aluno(a) deverá ter concluído curso superior antes da efetivação da matrícula, ter sido aprovado em todas as disciplinas da grade curricular do curso, dentro dos prazos mínimo e máximo estabelecidos, além de ter entregado a documentação exigida.

A duração padrão do curso é de 42 (quarenta e duas) semanas corridas ou, aproximadamente, 10 meses. O prazo mínimo permitido para a conclusão dos requisitos acadêmicos é de 50% da duração padrão, ou 21 semanas. Por outro lado, o prazo máximo admitido para a conclusão dos requisitos acadêmicos é de 24 meses. Findo o prazo máximo sem que tenha concluído a totalidade dos requisitos acadêmicos, o(a) aluno(a) terá a sua matrícula cancelada.

O prazo de conclusão é o tempo transcorrido entre a data de início da primeira disciplina e a data de conclusão da última disciplina cursadas.

O certificado de conclusão de curso será expedido e registrado no setor de registro de diplomas da Unijorge. Ele será disponibilizado em até 60 dias úteis, contados a partir da data de solicitação, protocolada através do serviço disponível no Portal do Aluno.

O certificado poderá ser disponibilizado apenas na forma digital, de acordo com a legislação vigente.

Dispensa de Disciplina

O(a) aluno(a) que desejar, poderá solicitar a dispensa de uma ou mais disciplinas do curso. Para tal, ele deverá protocolar requerimento através do Portal do Aluno.

O requerimento deverá vir, obrigatoriamente, acompanhado de documentação original que comprove a participação e aproveitamento do(a) aluno(a) em disciplina equivalente, realizadas em curso de pós-graduação lato sensu concluído nos últimos 05 (cinco) anos, cujo certificado tenha sido emitido por instituição de ensino superior autorizada para este fim, composto de, no mínimo, histórico escolar, ementa e carga horária da(s) disciplina(s), média final e registro da frequência obtida.

Após análise do requerimento e da documentação encaminhada, o Coordenador Geral da Pós-graduação Online formalizará o resultado da análise ao(a) aluno(a) através do mesmo portal.

Caso a solicitação de dispensa de disciplina venha a ser deferida pela Coordenação, o(a) aluno(a) estará dispensado das atividades acadêmicas da(s) disciplina(s) para a(s) qual(is) obteve dispensa, contudo as obrigações financeiras referentes à disciplina dispensada serão mantidas.

As disciplinas dispensadas não poderão ultrapassar o limite máximo de 50% (cinquenta por cento) do total da carga horária do curso pleiteado, para alunos(as) que já possuem pós-graduação em outra IES. Para egresso e reingresso não há limite de dispensa.

Cancelamento da Matrícula

Não é admitida a suspensão temporária de matrícula (trancamento). O(a) aluno(a) que desejar suspender, mesmo que temporariamente, sua matrícula deverá solicitar, a qualquer momento, seu cancelamento.

O cancelamento de matrícula consiste na suspensão definitiva do contrato de prestação de serviços educacionais firmado, podendo ser solicitado nas seguintes situações:

  • A pedido do discente, mediante requerimento protocolado no Portal do Aluno;
  • Em razão de motivos disciplinares, após instauração e apuração de processo disciplinar;
  • Em razão da extinção do curso para aqueles que possuem disciplina(s) não cursada(s) ou que não efetuaram a reposição de disciplina(s) em que foram reprovados;
  • Quando o número de alunos matriculados for inferior ao mínimo necessário para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do curso;
  • Omissão no que tange a entrega do comprovante de conclusão da graduação.

O simples fato de o(a) aluno(a) deixar de acessar o AVA, o Portal do Aluno ou deixar de cumprir suas atividades acadêmicas não configura cancelamento de matrícula e sim abandono de curso, permanecendo vigentes o contrato de prestação e serviços educacionais e as obrigações financeiras nele estabelecidas.

O(a) aluno(a) deverá efetuar o pagamento da multa rescisória de 5% (cinco por cento) sobre o valor do total das parcelas vincendas, ficando a Unijorge, no caso de não pagamento, autorizada a promover a cobrança judicial ou extrajudicialmente, independentemente de qualquer interpelação.

O pedido de cancelamento não dará ao(a) aluno(a) o direito à liberação do pagamento das parcelas em atraso ou da multa rescisória, inclusive daquela referente ao mês da solicitação, ou à restituição de quaisquer valores para fins de reembolso ou de compensação de futuros débitos com a Unijorge, excetuando-se os casos em que o aluno(a) formalizar o pedido de cancelamento da matrícula junto à Unijorge antes do início das aulas do primeiro módulo do curso Neste caso, o(a) aluno(a) terá direito ao ressarcimento da importância correspondente a 90% (noventa por cento) da parcela de matrícula, na mesma modalidade de pagamento escolhida; o(a) aluno(a) estará isento do pagamento de multa rescisória.

Requisição de Serviços

Os requerimentos deverão ser protocolados pelo(a) aluno(a) através do Portal do Aluno, através da URL https://sis.lyceum.com.br/AOnline3/#/login.

Os requerimentos que exigem do pagamento de taxa somente serão analisados após o reconhecimento do pagamento.

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